segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Crescimento econômico X Aquecimento global

Crescimento econômico X Aquecimento global

          Daqui a aproximadamente 1 ano o IPCC - Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas - estabelecerá os níveis de escalada das alterações do clima no planeta. Apesar da grande maioria dos pesquisadores, continuarem ainda mantendo o discurso moderado, me parece redundante afirmar que alguns efeitos do aquecimento global  já são irrecuperáveis, como exemplo o crescimento da regiões tropicais do planeta. Além das previsões serem bastante pessimistas, permanecem crescentes a concentração de gás carbônico, a temperatura do globo terrestre, o derretimento das geleiras e o nivel dos oceanos. Sabe-se que o principal responsável pelo aquecimenmto global é o gás carbônico, que desde a Revolução Industrial continua a ser emitido, com o intuito de gerar energia. Vamos então entender a questão aquecimento global a partir deste ponto.
          A Revolução Industrial do séc. XVIII foi o evento econômico global que proporcionou o crescimento de muito países e a formação da pirâmide geo-política mundial. Desta forma, não pretendo, contudo, afirmar que a Revolução Industrial seja a grande vilã da história. Mas a questão é: Como o homem não entendeu que teria que aliar o crescimento da economia com alternativas limpas e sustentáveis para gerar energia e manter a vida na Terra ? Nos últimos tempos a economia do planeta cresceu de forma avassaladora e insustentável. A economia funciona como um grande organismo vivo que consome recursos naturais e produz energia e bens de consumo. E, como todo organismo vivo possui um aparelho digestivo que processa oque consome. A parte boa deste processo transforma-se em produto econômico. A parte ruim vira resíduo. E o grande dilema ambiental da humanidade é como lidar com esse resíduo - De que forma impedir que o mesmo transforme-se em fator degradativo do planeta ?
           Entende-se por fator degradativo oque destrói o organismo como um todo ou o  torna permanentemente incapaz de funcionar como antes. Para o resíduo não se tornar um fator degradativo, são necessárias soluções e alternativas de produção energética limpa. Algumas economias como EUA, China, Brasil, França e Reino Unido, atualmente são os países que mantem os maiores e mais inovadores esforços em eficiência energética. Temos como exemplo, os EUA onde onde a eletricidade gerada por painéis solares é vendida por pessoas comuns. Também nos EUA, em 2008 a energia eólica gerou mais empregos que a indústria do carvão.  No Brasil boa parte da nossa energia vem de fontes renováveis - que não emitem carbono, além disso, o Brasil é  considerado o líder internacional em matéria de biocombustíveis e a primeira economia em ter atingido um uso sustentável dos biocombustíveis. Abaixo, listo alguns exemplos de energia limpa e sustentável:
- Energia hídrica: Utliza a força cinética das águas e a converte em energia elétrica através de uma turbina;
- Energia magnética: Produção de energia através de indução magnética;
- Energia solar: Transformação dos raios solares em outras formas de energia (térmica ou elétrica);
- Energia eólica: Gerada pelos ventos, sob a forma de moinhos ou canalizada através de turbinas eólicas e cata-ventos;
- Biogás: Energia produzida pela ação das bactérias em material orgânico;
- Geotérmica: Resultante da utilização do calor da terra;
- Biodiesel: Combustivel de queima limpa proveniente de biomassa (aproveitamento dos vegetais);
- Além dessas, a Energia metabólica, a biomassa e a energia das ondas.
          Como se pode ver, é possivel sim buscar fontes alternativas de produção de energia. É possivel sim crescer economicamente de forma limpa e sustentável - sem precisar destruir o planeta. E ainda há tempo para reverter as coisas.

(Por Marcelo Boar - O Francês)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Para entender o aquecimento global


Um dos assuntos que mais tem sido comentados, pelo menos nos últimos vinte anos, é o aquecimento global. É uma tema que deve ser discutido de forma bastante criteriosa e analítica, visto o quanto são extensas suas definições. Pode-se dizer que aquecimento global é um fenômeno climático, relacionado ao aumento da temperatura média do planeta causado pela ação do homem, como o desmatamento da "Amazônia", a emissão de gases tóxicos na atmosfera, o que causa o efeito estufa - o aumento da temperatura média do planeta e outras consequencia tais como: o derretimento das geleiras, aumento do nivel oceanográfico e eventos catastróficos como tornados, furacões, tempestades, erupões vulcânicas e outros. Esta pode ser uma das suas definições. Porém, prefiro definir o aquecimento global apenas como consequencia da irracionalidade humana. Vamos analisar o seguinte fato: Um homem chega num determinado local nunca antes habitado. O local tem suas riquezas primitivas, sua fauna, flora e belas paisagens - um lugar onde todos gostariam de morar. Lá ele instala sua cultura, seus costumes, sua filosofia de vida e passa a existir no lugar como se o mesmo realmente pertencesse a ele. Ora, muitos podem achar um tanto estranho o que vou dizer, mas nada do que o homem define como sendo seu, é de fato de sua propriedade, porque para todas as coisas que existem, há o seu criador e se o mesmo criou tais coisas é porque Ele mesmo é seu proprietário. No mínimo , posso tornar "emprestado" com a condição de mantê-lo no memo estado em que o encontrei no início de tudo. Assim é o Planeta Terra. O HOMEM NÃO É O DONO DO PLANETA TERRA. ELE NÃO TEM O DIREITO DE POLUIR NEM DESTRUIR AQUILO QUE ELE NÃO CONSTRUIU. E sabemos que o único responsável pelo aquecimento global e todas as suas consequencias é o próprio homem - Por exemplo, sabe-se que a Amazônia serve como o termômetro do nosso planeta. Se ele desmata a Amazônia e promove queimadas, o planeta correrá o sério risco de não mais existir. Sabe-se também que o oxigênio é o que mantém o homem vivo e respirando. Imagine se eu me fechar em um quarto com uma botija de gás escapando - não há como respirar e consequentemente como sobreviver. É O QUE ACONTECE COM O PLANETA, QUANDO O HOMEM POLUI SEU CLIMA. E é duro saber que isso só acontece porque o homem ele não se contenta com o que tem, e na busca desenfreada do tal "progresso tecnológico" e "crescimento econômico", ele mata cada dia mais o que mais temos de mais valioso na vida humana. Mas, sim, podemos evitar isso - FAZENDO A NOSSA PARTE, DEIXANDO DE POLUIR, PLANTANDO ÁRVORES, PRESERVANDO AS RIQUEZAS DA NOSSA TERRA, BUSCANDO ALTERNATIVAS DE CRESCIMENTO DE FORMA LIMPA E SUSTENTÁVEL E ACIMA DE TUDO AMANDO O PLANETA. PORÉM HÁ QUE SE TER UMA NOVA CONSCIENCIA - DEFENDER A VIDA NA TERRA E DENUNCIAR AQUELES QUE A QUEREM DESTRUIR.




ABAIXO ALGUMAS CONSEQUENCIAS DAS AÇÕES DO HOMEM E SEU IMPACTO AMBIENTAL:

- EVENTOS CATASTRÓFICOS: TERREMOTOS, MAREMOTOS, TORNADOS, TEMPESTADES E ENCHENTES, INCÊNDIOS DEVASTADORES, SECAS, FALTA D'ÁGUA, EXTINÇÃO DAS CIDADES LITORÂNEAS, CALOR EXCESSIVO, FOME, DOENÇAS, PRAGAS DIVERSAS, FALTA DE ENERGIA (APAGÕES) ETC.

PROPOSTA PARA UMA NOVA CONSCIENCIA GLOBAL:

- INCENTIVO À CRIAÇÃO DE POLITICAS DE REPRESSÃO AOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE - FORTE REPRESSÃO AO DESMATAMENTO, ÀS QUEIMADAS E À EXTRAÇÃO IRREGULAR DAS MADEIREIRAS. COMBATE OSTENSIVO AO TRÁFICO DE ANIMAIS. CRIAÇÃO DE LEI QUE CRIMINALIZE O ATO DE POLUIR. REPRESSÃO AO ATO DE JOGAR LIXO NAS VIAS PÚBLICAS E NAS ENCOSTAS.

- POLITICAS DE CONTROLE AMBIENTAL: CONTROLE DA CAÇA E PESCA, CONTROLE DA EXTRAÇÃO DE MINÉRIOS.

- DEVERES DAS AUTORIDADES: COMBATER DE FORMA OSTENSIVA A TODO E QUALQUER TIPO DE CRIME AMBIENTAL E PROMOVER POLITICAS QUE BUSQUEM ALTERNATIVAS CONCRETAS DE DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO ECONOMICO DE FORMA LIMPA E SUSTENTÁVEL.

- NOSSOS DEVERES: DENUNCIAR TODA E QUALQUER AÇÃO CRIMINOSA CONTRA O MEIO AMBIENTE, DIVULGAR E ALERTAR CADA VEZ MAIS A POPULAÇÃO DOS RISCOS QUE CORREMOS SE NÃO LUTARMOS PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA. PROMOVER AÇÕES PARA SALVAR A BIODIVERSIDADE E TODAS AS FORMAS DE VIDA DO PLANETA ATRAVÉS DO PLANTIO DE ÁRVORES, USO CONSCIENTE DAS RIQUEZAS NATURAIS, ECONOMIA DE ÁGUA E DE ENERGIA, RECICLAGEM COMUNITÁRIA ETC.

OBJETIVO FINAL DA NOVA CONSCIENCIA GLOBAL: CARTA À ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS E AOS PRESIDENTES DOS PAÍSES CONSTITUINTES DO IPCC (PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS) EXIGINDO MEDIDAS URGENTES PARA SALVAR O PLANETA.

FINALMENTE, PEÇO QUE APÓIE E PROMOVA ESTA IDÉIA. AJUDE A FORMAR GRUPOS DE ÁPOIO ÀS AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO PLANETA.  OBRIGADO A TODOS.

(Por Marcelo Boar)

links de orientação: